A nossa zona[retroceder]

Porque é que nos magoamos? Porque será que não consigo fazer algo que me consigo ver a fazer na minha cabeça?

 


Autor: esquartejado

Publicado: Agosto 2008

 

zonas
zonas


ARTIGO

Porque é que nos magoamos? Porque será que não consigo fazer algo que me consigo ver a fazer na minha cabeça?

O entender destas perguntas e a busca das suas respostas são capazes de fazer a diferença numa situação mais complicada nos nossos treinos diários. Neste pequeno texto vamos abordar algo que é conhecido como o "Estado de flow" ou "Canal de Flow".

O que é este flow? Será que é o mesmo flow que falamos no Parkour? Aquele objectivo de ser fluido e rápido que todos tentamos alcançar? Pois...Não é a mesma coisa. O estado de flow tem basicamente a ver com a capacidade que pensamos ter em fazer algo com a nossa real capacidade, ou seja, é um equilibrio entre as nossas capacidades e a exigência da tarefa.

Passando a explicar:

 

flow
flow



Temos 4 momentos possíveis no nosso estado de flow. O A3 e o A2 são basicamente um desajuste enorme nas nossas capacidades com a tarefa a executar (seja ela um simples salto de gato ou uma precisão). Já no A1 encontramos um equilíbrio ente as capacidades e a tarefa, mas é de notar que estão ambas muito abaixo de desejado, ou seja, as nossas capacidades são francamente baixas mas pelo menos temos noção que o desafio está demasiado alto para nós.

Chegamos assim ao A4. O A4 é basicamente o mesmo que o A1 ,mas, desta vez as nossas capacidades e a tarefa estão ambos bem elevados. Portanto aquilo que devemos procurar é o A4. A forma de o fazer basicamente é treinar, treinar e treinar... mas treinar bem, treinar com alguém melhor, procurar desafios que sejam excitantes e não apenas medianos, devemos então tentar alcançar sempre algo de novo em cada treino que fazemos.

Vamos colocar então a seguinte fasquia. Vou devagarinho, com passinhos de bébé, mas sempre que sair para treinar só regresso quando fizer algo de novo, ou então quando tiver consolidado algo que não estava ainda seguro. Desta forma vamo-nos aproximando gradualmente do A4 e fugindo exponencialmente do A3(que é o local dos acidentes, já que a confiança é superior ás nossas capacidades...é de notar que o A3 está fortemente presente nos miúdos ou nos mais jovens).

Resumindo, devemos estar sempre dentro do canal de flow (no gráfico acima a parte branca), desta forma evitamos os acidentes.


Copyright © parkour Portugal. Todos os direitos reservados.