Tendinite[retroceder]

A tendinite é resultante da inflamação de um tendão, esta, surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. Se queres aprender a prevenir a tendinite ou mesmo como tratar desta lesão, lê este artigo.



Autor: zeric

Publicado: Maio 2008

A tendinite é resultante da inflamação de um tendão, esta, surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento.

Uma vez que a tendinite é uma condição de difícil tratamento, uma prevenção eficaz é a melhor solução. As medidas preventivas mais aconselhadas podem ser lidas mais abaixo, neste artigo.

 

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Tendinite Ptellar ou "Jumper's knee"


Esta condição física, que causa dor e desconforto, é muito comum de aparecer nos praticantes de parkour, deves portanto ter em especial cuidado, os joelhos, os ombros e os cotovelos. Mas a tendinite pode também aparecer nas ancas, calcanhares e pulsos.



RECORDAR BEM AS ZONAS A PROTEGER
Muito Importantes
Importantes
Joelhos
Ancas
Ombros
Calcanhares
Cotovelos
Pulsos


O QUE CAUSA O APARECIMENTO DA TENDINITE

Os tendões são, geralmente, cercados por uma orla de tecido similar ao forro das articulações, o synovium. Estes estão sujeitos ao desgaste e ao rasgo por envelhecimento, ao ferimento directo e a doenças inflamatórias.

A causa mais comum de tendinite é o ferimento ou a sobre utilização durante o treino.

A dor é, geralmente, o resultado de um pequeno rasgão ou duma pequena inflamação do tendão que liga os músculos ao osso.

Existe um maior risco de desenvolver tendinite se executares repetições excessivas com os braços ou pernas caso os músculos envolvidos não estejam preparados devidamente para proteger os tendões em causa.

Uma técnica imprópria em qualquer desporto é uma das causas preliminares da sobrecarga em tecidos, incluindo os tendões, que contribuem para a tendinite.

 

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tendinite no ombro
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tendinite no ombro - detalhe


QUANDO PROCURAR AJUDA MÉDICA

Tem em mente o seguinte facto: a maioria dos casos de tendinite não requer o cuidado de um médico.

No entanto, se tiveres dores tão fortes que interferem com as tuas actividades quotidianas/normais do dia-a-dia, ou, se tiveres uma dor que não passa apesar das medidas de auto-cura (explicadas mais adiante), então deverás consultar o teu médico que te poderá enviar a um especialista.



COMPLICAÇÕES

A tendinite pode tornar-se crónica ou de longo prazo e pode conduzir à ruptura de um tendão. A tendinite pode também causar danos permanentes no tecido envolvente dos tendões.

Por vezes, o desconforto da tendinite desaparece numa questão de semanas, sobretudo se descansares a articulação envolvida.

No entanto, se continuares a fazer uso indevido da área afectada enquanto ainda tens sinais/sintomas de tendinite, as hipóteses de cura reduzem-se e é mais provável que progridas para uma situação crónica.



TRATAMENTO

Os objectivos do tratamento da tendinite são aliviar a dor e reduzir a inflamação.

O tratamento pode ser feito em casa e inclui descanso, gelo e analgésicos, bem como exercícios de reforço da zona específica e terapia física.

Pessoas com tendinite poderão beneficiar dum programa de exercícios específicos desenhado para fortalecer a capacidade de absorção da unidade músculo/tendão.

 

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Analgésicos
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Saco de gelo


PREVENÇÃO

Para reduzires as hipóteses de desenvolveres tendinite, segue estas sugestões:

Vai com calma. Evita actividades que colocam stress excessivo nos tendões por um período de tempo prolongado. Um exemplo óbvio disto são os saltos no parkour que todos nós gostamos de fazer, como tal, fica longe dos "drops" grandes por algumas semanas.

Se notares dor num exercício em particular, pára imediatamente e descansa.

Mistura os exercícios. Se um exercício ou actividade te causa uma dor em particular e, sobretudo, persistente, tenta outro tipo de exercícios.

Melhora a tua técnica. Se a tua técnica é um pouco tosca/rude, podes estar-te a colocar em posição de danificar os tendões.

Arranja conselhos com pessoal mais experiente e, se possível, pede a alguns deles para te ensinar a maneira correcta de praticar.

Alongamento primeiro que tudo. Antes do exercício, perde algum tempo em esticar as articulações. Isto pode ajudar a minimizar repetidos micro traumas nos tecidos.



RECUPERAÇÃO

Para tratar a tendinite em casa, a palavra-chave é, P.R.I.C.E. que é o acrónimo a lembrar de - Protection (protecção), Rest (descanso), Ice (gelo), Compression (compressão) e Elevation (elevação).

Este tratamento pode ajudar mais rapidamente a tua recuperação e ajuda a prevenir problemas futuros.

P.R.I.C.E. significa:

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Banda para o joelho
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Banda para o cotovelo
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Outra banda para o joelho


CONCLUSÃO

Embora o descanso seja uma parte chave de tratar a tendinite, a inactividade prolongada pode causar a rigidez nas tuas articulações.

Após alguns dias de completo descanso da área afectada, move-a delicadamente através de toda a sua escala de movimento, desse modo, manterá a flexibilidade.

Podes ainda tentar medicação como a aspirina e ibuprofen numa tentativa de reduzir o desconforto associado á tendinite.

Neste caso, fala com o teu médico caso precises de tomar os medicamentos por mais de 7-10 dias, estes medicamentos são pensados para uma utilização periódica e podem prejudicar o organismo se tomados em excesso.


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